A marca Trident chegou ao Brasil em 1981 e seu principal "selling point" é não ter açúcar.
Isso poderia ser uma grande desvantagem, só que não é. O menu de sabores é vasto e hoje vamos falar sobre o novo sabor da Linha Fresh, a edição limitada de Limão Ice!
Antes de entrar na resenha em si, vamos a alguns comentários iniciais sobre o Trident. Em meados da década de 50 nos USA (United Shopping of America), as autoridades dentais (?) estavam preocupadas com a quantidade de açúcar que as crianças estavam ingerindo. Enquanto outras pessoas estavam preocupadas com a Guerra Fria, talvez. Ou a ameaça nuclear. Whatever...
O fato é que isso desencadeou o desenvolvimento de um chiclete que tivesse a mesma textura e sabor, mas sem o açúcar. Depois de diversos testes em ratos e porquinhos da Índia (também chamados de chinchilas), foi lançada, em 1962, a primeira versão comercial do Trident, no sabor menta (o azul).
O nome do chiclete é uma alusão ao estado da arcada dentária das pessoas que mascavam aqueles chicletes cheios de açúcar (Trident = três dentes).
Agora vamos aos nossos comentários!
EMBALAGEM: é meio pobre. Até que não é tão feia, mas o material é meio frágil. Se você esquecer a embalagem no bolso da calça e sua mulher colocar a calça na máquina de lavar e programar a lavagem pesada, que centrifuga duas vezes, porque sua calça está suja de terra, é bem possível que sua embalagem vá para o espaço! Por dentro, cada unidade é acomodada dentro de um papel branco meio transparente. A única coisa boa é que a embalagem é bem fina e cabe em qualquer lugar. Ok, em quase qualquer lugar.
SABOR: estranho. Não é estranho no sentido exótico (estranho bom). É estranho no sentido de bizarro (estranho ruim). O sabor do Limão não é muito comum em chicletes, mas isso em si não é nenhum problema. O que me incomodou foi a combinação com a menta. Não funcionou para mim.
TAMANHO DA UNIDADE: ridícula. A embalagem vem com apenas 5 unidades. Cada unidade tem 1,6 g. A título de comparação, uma unidade de um chiclete decente tem entre 2,5g e 3g. Para não ficar tão feio, na parte de trás vem a informação de que 1 porção corresponde a 2 unidades. Rá, muito engraçado! Seria legal se a embalagem NÃO VIESSE COM 5 UNIDADES, CACETA! Como é que eu vou dividir 5 unidades em porções de 2 unidades, cara pálida?!? #putafaltadesacanagem
BOLÂNCIA: muito baixa. O Trident, em qualquer versão, é conhecido por não ser um bom chiclete para fazer bolas. Em primeiro lugar porque, como vimos acima, você teria que colocar 13 unidades na boca para começar a brincar de fazer bolas. E em segundo lugar, a goma é meio quebradiça e a bola não é estável.
FIXAÇÃO: baixa. Apesar do Trident ter melhorado nesse aspecto, principalmente em relação ao produto dos anos 90 (minha tenra infância), ainda tem uma fixação mais baixa que os demais chicletes. Aqui cabe um comentário adicional. Ocorre um fenômeno estranho com a goma depois de cerca de 50 ou 60 minutos de mastigação. Uma vez, eu estava mascando um Trident e conversando com uma pessoa. A conversa se esticou um pouco (bastante, e eu não estava exatamente feliz) e a goma começou a se desfazer na minha boca. Eu tive que engolir aquela água estranha. Tive sensações horríveis perfazendo o meu corpo e pesadelos por vários dias. Cuidado!
PREÇO: é razoável, considerando que é um produto sem açúcar. No pior dos casos, você vai pagar R$ 2,00 ou R$ 2,50. Vá lá, não é uma fortuna!
Considerações Finais
O Trident Fresh Sabor Limão Ice decepciona. O sabor é bizarro e as demais características da linha Trident não ajudam. Nesse sentido, é até bom que essa seja uma "Edição Limitada"!